Todos os dias vejo relatos de noivas que se frustraram com o fotógrafo de seus casamentos, então usei minha experiência e fiz um compilado de 8 dicas para isso não acontecer com você. Nesse texto você vai ver como evitar esses problemas:

  • Eu queria contratar fotógrafo X mas acabei contratando Y, mas não gostei das fotos.
  • Agora aprendi que o barato sai caro!
  • Não sei o que aconteceu, quando vi as fotos no site eram lindas, mas não gostei das minha quando recebi.
  • O fotógrafo parecia chato ou arrogante no dia do meu casamento.
  • Não tive como curtir meu casamento, meu fotógrafo ficava me chamando a cada minuto para fazer aquelas fotos chatas que eu nem queria.
  • Não tenho nenhuma foto com a minha tia que veio de longe.
  • No dia do meu casamento fiquei totalmente travada nas fotos, não me senti à vontade
  • Casei a mais de 6 meses e ainda não vi as fotos

Introdução

A escolha errada do seu fotógrafo de casamento pode deixar você triste para o resto da vida. São diversos fatores que pode levar você a cometer esse erro. Imagine que depois de 10 anos  de casamento você ainda vai se lembrar da experiência ruim que teve com seu fotógrafo.

As melhores amigas reunidas no Making Of da noiva

Casamento Nayra e Diego

Empatia, conhecer o trabalho profundamente, fazer as perguntas corretas, demora na entrega são alguns dos itens que frustram noivas, mas vamos detalhar cada um deles e te ensinar como resolver.

  • 1º Frustração: Eu queria contratar fotógrafo X mas acabei contratando Y, mas não gostei das fotos.

Isso acontece quando o casal tenta projetar no fotógrafo Y o trabalho maravilhoso que ela viu no X. Provavelmente esse fotógrafo X é um pouco mais caro e o Y disse que poderia fazer aquele trabalho! Não acredite nisso!

Dica: Procure entender o que cada profissional é capaz de oferecer, conheça o trabalho dele bem a fundo. Não acredito em promessas duvidosas

Cada fotógrafo tem suas características e linguagem. Se você gostou do fotógrafo X converse com ele e tente colocar no seu orçamento, pois é a única coisa que vai ficar para você do casamento

Como eu faço: Em minhas reuniões sempre procuro conhecer o casal, seus gostos, costumes, o que procuram, preciso saber se meu estilo de trabalho vai se encaixar nas expectativas deles, se percebo que não é o que o casal procura não fechamos o contrato, prefiro indicar um amigo que atende eles do que não atender aquele casal.

  • 2º Frustração: Agora aprendi que o barato sai caro!

Essa é a frase que mais escutamos das noivas frustradas com fotógrafos que durante a pesquisa do profissional que iria registrar seu casamento caiu na conversa dos descontos milagrosos.

Se o fotógrafo que você ama o trabalho e adoraria ter ele em seu casamento cobra R$ 6.000,00, não espere que o outro que cobra R$ 1.500,00 faça o mesmo!

Dica: Tente encaixar no seu orçamento a melhor relação custo benefício, um erro grave das noivas é deixar a contratação do fotógrafo por último, pois nesse momento o orçamento fica mais apertado. Priorize o que é mais importante para você

Será que aquele chinelinho que vai se acabar em 30 dias realmente é necessário?

Como eu faço: Sou extremamente sincero com o casal, devido minha formação em Administração todos meus preços são muito bem calculados.

Faço questão de falar que o desconto nada mais é do que um preço que foi inflacionado para depois dar o “desconto”! É claro que é possível numa negociação dar um desconto de ate 7% dependendo da situação ou facilitar o parcelamento, mas não acredite em descontos milagrosos!

Ensaio_Fotografico_Pico_Das_Cabras_Cassia_Nicolas-26

O que você terá re recordação daqui 30 anos? Cassia e Nicolas no ensaio de casal em Campinas.

  • 3º Frustração: Não sei o que aconteceu, quando vi as fotos no site eram lindas, mas não gostei das minhas quando recebi.

Não conhecer a fundo o estilo do fotógrafo de casamento pode ser um problema, na reunião com o profissional, como trabalha, o que o motiva, tempos prazo, todos os detalhes

Dica: Procure um fotógrafo que faça o “seu estilo” do que você gosta mais, Fotos tradicionais e posadas ou criativas?

Como eu Faço: Eu tenho um estilo bem definido, quando o casal nos contrata sabe exatamente o que irá receber e qual é meu estilo de fotografia e de vida, pois isso também influencia no trabalho.

  • 4º Frustração: O fotógrafo parecia chato ou arrogante no dia do meu casamento

Quando você contrata um fotógrafo você leva como essa pessoa se relaciona, como ela trata as pessoas, a personalidade dela será impressa em seu trabalho

Dica: Faça reuniões presenciais com seu fotógrafo, perceba como ele se comporta, postura se ele só falar de como ele é bom, os prêmios que recebeu fique atenta…

Como eu sou: Se eu falar que não super amigável e não sou arrogante além de soar suspeito já seria bem arrogante! Rsrsrs.

Nesse caso eu prefiro que outras pessoas falem por mim, nesse link tem alguns depoimentos de casais que tive o prazer de fotografar! Fique à vontade para clicar! 😉

  • 5º Frustração: Não tive como curtir meu casamento, meu fotógrafo ficava me chamando a cada minuto para fazer aquelas fotos chatas que eu nem queria.

Ficar passando de mesa em mesa demanda gastara muito mais cumprimentando as pessoas do que tirando fotos.

Dica: Se seu desejo não é passar de mesa em mesa convide as pessoas para a pista de dança e combine com seu fotógrafo para registrar esses momentos na pista

Como eu faço: Eu sigo o ritmo do casal, se eles tem o desejo de cumprimentar os convidados na mesa, eu vou com eles, se for a pista estou lá também.

Eu como fotógrafo de casamento nunca interfiro em nada no casamento, quero que o casal sejam eles de verdade.

A Rafhaela e o Tiago itão mostrar como eles estavam felizes no dia do casamento deles!

  • 6º Frustração: Não tenho nenhuma foto com a minha tia que veio de longe.

Isso é muito comum acontecer quando não é realizado um Brieffing, uma           conversa prévia com o casal para conhecer tudo o que eles desejam e quais as suas necessidades.

Dica: Na reunião com o profissional que você contratar, faça uma lista das pessoas que são importantes para o casal e entregue para o fotógrafo e para o cerimonial, assim eles irão se auxiliar para fazer essas fotos importantes

Como eu faço: Na reunião eu procuro saber quem são as pessoas importantes para o casal, já participei de diversas reuniões de família para conhecer melhor essas pessoas.

Considero essa interação e convívio muito importante.

  • 7º Frustração: No dia do meu casamento fiquei totalmente travada nas fotos, não me senti à vontade

O profissional de fotografia é quem irá passar o maior tempo com vocês, pois mesmo após o casamento vocês ainda irão se falar e muito.

Ficar travada nas fotos protocolares no dia do casamento por acontecer se você não tem uma afinidade com o fotógrafo

Dica: Para evitar momentos como esse sempre recomendo a realização do ensaio Pré Casamento, será um momento que o casal terá com o fotógrafo, assim vocês poderão curtir um dia e já “sentir” como será no dia do casamento

Como eu faço: No ensaio pré wedding procure ver qual é o “ritmo” do casal, eles também vão perceber meu ritmo de trabalho, assim no dia do casamento o entrosamento será mais fácil.

  • 8º FrustraçãoCasei a mais de 6 meses e ainda não vi as fotos

Noiva é o ser mais ansioso do mundo! rsrsrs Por isso que no dia seguinte sempre procuramos enviar algumas fotos. O prazo de entrega do material finalizado é muito importante.

Dica: Tire todas as dúvidas sobre isso com seu fotógrafo e veja se esse item consta em seu contrato

Como eu faço:.Na semana do casamento eu já posto as fotos que mais gostei no meu site e envio para o casal, em até 15 dias envio um link com todas as fotos do casamento para o casal realizar o download.

Claro que na entrega do trabalho final eles recebem um kit super lindo com um pendrive tendo todas as fotos em alta resolução.

  • Dica Bônus: O fotógrafo que me atendeu e fechou o contrato não estava no dia do meu casamento

Essa dica vou colocar como Bônus, pois é um dos itens que mais gera reclamações entre as noivas.

Infelizmente o mercado está inundado de empresas que criam um portfólio lindo com as fotos do melhor fotógrafo e no dia do casamento mandam uma pessoa que tem um estilo totalmente diferente, isso quando não é um aprendiz que acabou de fazer um curso básico

Essas empresas seduzem os casais pelo baixo preço, pois fazem vários casamentos por fim de semana. Eu escrevi em um outro artigo sobre como escolher o fotógrafo do seu casamento que falo exatamente sobre os modos de contratação, Agência ou fotógrafo.

Dica: Ao fechar seu contrato com uma produtora ou Studio pergunte quem vai fazer seu casamento e que você gostaria de ver as fotos da pessoa que vai estar no dia! No caso de contratar o fotógrafo também verifique se é ele quem vai.

Como eu faço: Eu sempre vou em todos os casamentos que fechamos, cuido pessoalmente de todo o processo de criação. Além disso só fotografo 1 casamento por fim de semana e no máximo 3 casamentos no mês.

Trabalho dessa forma para manter as condições físicas e sempre superar as expectativas do casal, afinal são em média 14 horas por semana!

Com essas dicas você irá reduzir drasticamente os problemas abaixo:

  • Não contratar o fotógrafo que gostaria
  • Se arrepender de ter contratado o mais barato
  • Não gostar do resultado final
  • Ter um profissional chato em seu casamento
  • Ficar muito tempo tirando fotos durante a festa
  • Não ter fotos com pessoas queridas
  • Ficar travada no dia do casamento para fazer as fotos
  • Demorar para receber as fotos
  • O fotógrafo que atendeu você não comparecer em seu casamento