0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×
  • Destination Wedding

    9 Dicas para organizar o seu

O Destination Wedding é uma modalidade de casamento muito comum na Europa e Estados unidos. As noivas brasileiras ainda estão aderindo a moda que vem ganhando muito espaço no Brasil. A Débora da Sim – Agência de viagens é especialista nesse assunto e escreveu um texto super completo falando TUDO sobre o Destination Wedding. Motivos para fazer, como funciona, custos. Esse vai ser seu guia completo sobre destination Wedding!

Nesse artigo a Débora explica:

  1. Por que fazer um Destination Wedding?
  2. Como funciona o Destination Wedding?
  3. Onde é realizada a cerimônia?
  4. Qual o custo dos noivos?
  5. Vou ter custo extra?
  6. Qual o custo do fotógrafo?
  7. Qual o valor de banda ou DJ?
  8. Posso contratar um fornecedor do Brasil, de minha confiança?
  9. Meus convidados podem se hospedar em outros hotéis?

O Destination Wedding é a modalidade de casamento mais comum entre as noivas da Europa e dos Estados Unidos. É um conceito recente no Brasil, mas que vem ganhando muito espaço pelas vantagens de unir uma viagem especial com a família e amigos próximos com o desejo de casar em um lugar diferente e de beleza singular.

Atualmente, os dois destinos mais procurados pelas noivas brasileiras que desejam um casamento na praia e no exterior são Cancun e Punta Cana. Mas as dúvidas são muitas e praticamente sempre as mesmas. Quanto vai custar para os noivos? O que inclui no pacote das cerimônias? Quais os benefícios aos noivos? Quais serviços extras posso contratar e como funciona?

Para explicar melhor sobre essa dinâmica de Destination Wedding nada melhor como sanar as dúvidas uma a uma…

1. Por que fazer um Destination Wedding?

Esse perfil de casamento é muito interessante para os casais práticos e que gostam de viajar. Por ser um casamento em outro país os detalhes serão escolhidos por e-mail, como o tipo de decoração, tecido da toalha ou a comida que será servida. As noivas, principalmente, precisam ser confiantes e mais tranquilas, pois se quiserem cuidar de cada detalhe podem sofrer muito e se estressar bastante durante todo o processo.

É um casamento mais econômico, mesmo com o dólar alto, primeiro porque a lista de convidados pode até ser de 250 pessoas, mas em média serão confirmados até 40 ou 50 pessoas e segundo, porque cada convidado arcará com as despesas da sua viagem.

E talvez o maior motivo de se fazer um Destination Wedding é que a festa de casamento irá durar  todo o período da viagem, muito mais do que algumas horas. O casamento se torna mais intimista entre amigos e famílias, um momento único e uma viagem memorável para todos.

2.Como funciona o Destination Wedding?

O casamento no exterior é realizado de maneira simbólica por um celebrante local (cerimônia em espanhol) ou pode ser realizado por algum convidado/celebrante dos noivos (essa é um solicitação que será feita diretamente ao hotel e cada um possui sua regra quanto ao procedimento).

3. Onde é realizada a cerimônia?

Destination Wedding da Ana e do Edu realizado no Guarujá em SP

Cada hotel possuí diversas opções de locais, sendo a mais comum na praia ou gazebo. O coquetel, jantar ou festa podem acontecer na praia (local especificado pelo hotel) ou em outra área do hotel conforme a disponibilidade.4. Qual o custo dos noivos?

Essa é a pergunta que mais escutamos e é também a mais vulnerável. Vou explicar…

O custo do casal será primeiramente com a viagem (passagem aérea + hospedagem + traslado in/out + seguro viagem). Quando é decidido o hotel, nós da SIM já encaminhamos as opções de pacotes para a cerimônia, jantar e festa, assim como os benefícios que cada hotel oferece aos noivos. Neste momento que o casal pode gastar ou economizar mais.

Então, tendo em mente que lá eles dividem o evento em 3 etapas (cerimônia, jantar e festa) os noivos podem optar por um pacote só com uma ou com até as 3 etapas do casamento.

Normalmente o pacote da cerimonia simbólica básica é gratuita para um mínimo de noites de hospedagem. Por exemplo: ficando 7 noites hospedados no hotel os noivos ganham:

  • Altar de cerimônia; 

  • 32 cadeiras para os convidados;

  • Buquê de noiva;

  • Lapela do noivo;

  • Bolo de casamento temático para até 32 pessoas;

  • Celebrante para realizar a cerimônia simbólica;

  • Espumante para 32 pessoas durante a cerimônia;

  • Sistema de CD disponível para a cerimônia de casamento;

  • Coordenador de casamento disponível no hotel; e

  • Pacote de lua de mel cortesia.

Esse tipo de cerimônia é indicada para casais que desejam fazer um ELOPEMENT WEDDING, ou que não almejam fazer uma recepção e festa com os convidados pós cerimônia.

Para os noivos que desejam ter uma recepção/jantar pós cerimônia, indicamos outro pacote mais completo, sendo a partir de USD4.000 para a locação do espaço e já inclui:

  • Locação para a cerimônia de casamento;

  • Estrutura de madeira em forma de árvore para a cerimônia com cortina chiffon;

  • 32 cadeiras brancas com almofadas brancas com variação da estampa do tecido;

  • Mesa de cerimônia de madeira com tampo de cristal;

  • Os centros de mesa são vasos de flores de prata com rosas cor de rosa e creme, branco, eucalipto;

  • 6 luminárias suspensas, iluminando o corredor, cada uma adornada com eucalipto, rosas brancas e creme;

  • Buquê da noiva temático com hortênsias brancas, sementes de eucalipto, rosas na cor rosa e creme;

  • Lapela com rosa cor rosa para o noivo;

  • Bolo de casamento de 2 níveis para até 32 pessoas;

  • Um ministro para executar a cerimônia simbólica ou de renovação dos votos;

  • Solista para a cerimônia de casamento (Riviera Maya: violino e saxofone / Cancun: violino, harpa, saxofone e guitarra / Punta Cana: violino, saxofone e guitarra / Vallarta: violino, saxofone e guitarra);

  • Fogos de artifício após a cerimônia em Cancun e Riviera Maya; liberação de pombos após a cerimônia em Vallarta; opção de fogos de artifício ou painel borbulhador após a cerimônia em Punta Cana;

  • Espumante para 32 pessoas após a cerimônia;

  • Sistema de CD disponível para a cerimônia;

  • Coordenador de casamento;

  • Testemunhas se necessário; e

  • Pacote de lua de mel gratuita.

Item adicional para o jantar no espaço locado:

  • Mesa de 8 lugares USD400,00 (com a toalha, centro de mesa, guardanapo de pano, pratos, cristaleira e talheres).

Para os noivos que querem um coquetel após a cerimônia podem locar um espaço do hotel para esse evento privado:

  • De 10 a 20 pessoas – USD 400

  • De 21 a 30 pessoas – USD 600

  • De 31 a 40 pessoas – USD 800

  • De 41 a 50 pessoas – USD 1,000

  • Os preços mencionados acima incluem 1 hora de coquetel, bar aberto e canapés.

  • Horas adicionais são USD 12 por pessoa.

5. Vou ter custo extra?

Em alguns casos sim, por exemplo: caso tenha mais que 32 convidados, o custo extra será aplicado para adicionar cadeiras na cerimônia e mesa no caso da recepção/jantar. Nesse caso a unidade varia de USD6,00 a USD18,00 por convidado extra.

No caso de adicionar horas nos eventos privados, por exemplo, os noivos também terão um custo extra.

Outro custo extra seria no caso dos noivos que desejam, por exemplo, um fotógrafo do Brasil para fazer a cobertura. Alguns hotéis cobram uma taxa extra, pois não estão contratando um profissional local.

6. Qual o custo do fotógrafo?

Esse é um serviço indicado pelo hotel. Eles possuem diversos fornecedores locais para os itens que não estão inclusos nos pacotes. 

No caso de foto e vídeo é possível adquirir pacotes a partir de USD 1.700 para duas horas de cobertura, 100 fotos em formato digital, mas há diversas opções de pacotes com mais horas ou mais fotos. Quando fechamos o pacote do casamento encaminhamos as opções de fotógrafos locais com os serviços que cada um oferece. Mas em muitos casos é muito mais vantajoso levar um fotógrafo do Brasil mesmo com as taxas. Se quiser pode pedir um orçamento para o Ronaldo Estevão aqui no site.

7. Qual o valor de banda ou DJ?

Veja o Casamento completo

Esse já é um serviço muito específico e com muitas possibilidades.

Os valores variam em relação ao tempo que irão tocar e além da contratação da banda/DJ o aluguel do sistema de som é realizado à parte.

Também encaminhamos as opções de atrações que os fornecedores locais oferecem com os custos especificados para que cada casal possa escolher o que mais agradar.

8. Posso contratar um fornecedor do Brasil, de minha confiança?

Os noivos tem total liberdade para contratar um fornecedor de sua confiança, seja para realizar o casamento como celebrante, ou um fotógrafo de sua confiança. Porém o hotel irá cobrar uma taxa para que esse profissional atue no evento. Essa taxa pode variar conforme o hotel.

9. Meus convidados podem se hospedar em outros hotéis?

Sim, mas o ideal é que eles fiquem hospedados no mesmo hotel que os noivos por algumas razões…

  • ficando no mesmo hotel os convidados poderão aproveitar todos os dias da viagem com o casal, fazendo as mesmas atividades;

  • quanto mais convidados hospedados no mesmo hotel mais benefícios os noivos ganham, como horas a mais para o coquetel ou festa, por exemplo;

  • os convidados que ficarem hospedados em outro hotel terão que pagar pelo Day Use do hotel  (o valor varia de hotel para o hotel, mas é cobrado por convidado que não está hospedado) para entrarem no casamento!

10. (Dica Bônus) Por que eu preciso da SIM Agência de Viagens para fazer meu Destination Wedding no Caribe?

O casamento é um momento único e muito especial para qualquer casal. O investimento é alto e por isso sabemos que o ideal é contratar um profissional especializado para auxiliar em todo o processo.

Além de cuidar dos detalhes do casamento iremos auxiliar todos os convidados com a viagem e é importante que as reservas sejam todas feitas através da agência para que o código de benefício dos noivos seja utilizado, além de que a forma de pagamento através da agência é diferenciada em relação ao pagamento direto para o hotel (que por ser internacional, normalmente é a vista, por remessa internacional, sendo cobrado além do valor o IOF).

Agora que você já é quase uma especialista em Destination Wedding basta apenas decidir seu destino! 🙂

Fotógrafo de Casamento em SP - Michele e Carlos